Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Administração

Cursos de Administração, informações sobre Administração grátis


Você está em: Cursos » Administração » A ERA DO ADMINISTRADOR

A ERA DO ADMINISTRADOR

Por que os Estados Unidos é o país mais bem-sucedido do mundo? Porque é um país que resolveu o problema da miséria e da estagnação econômica, ao contrário do Brasil?
O segredo americano, e que você jamais encontrará em nenhum livro de economia, é que os Estados Unidos é um país bem administrado, um país administrado por profissionais.
Dezenove por cento dos graduados de universidades americanas são formados em administração. Administração é a profissão mais freqüente, e, portanto a que dá o tom ao resto da nação.
Infelizmente, o Brasil nunca foi bem administrado. Sempre fomos administrados por profissionais de outras áreas, desde nossas empresas até o governo. Até recentemente, tínhamos somente quatro cursos de pós-graduação em administração, um absurdo!
De 1832 a 1964 a profissão mais freqüente no Brasil era a de advogado, e foi essa a profissão que exerceu a maior influência no país, tanto que nos deu a maioria de nossos presidentes até 1964. A revolução de 1964 acabou com a era do advogado e a legalidade, e tivemos a era do economista, que perdura até hoje.
Nos próximos dez anos isso lentamente mudará. O Brasil já tem 2.300 cursos de administração, contra 350 em 1994. Estamos logo depois dos Estados Unidos e da Índia.
Administração já é hoje a profissão mais freqüente deste país, com 18% dos formandos. Antes, nossos gênios escolhiam medicina, direito e engenharia. Agora escolhem medicina, administração e direito, nessa ordem.
Há dez anos tínhamos apenas 200.000 administradores, e só 5% das empresas contavam com um profissional para tocá-las. O resto era dirigido por "empresários" que aprendiam administração no tapa. Por isso, até hoje 50% das empresas brasileiras quebram nos dois primeiros anos e metade de nosso capital inicial vira pó.
O que o aumento da participação dos administradores na gestão das empresas significará para o Brasil? Uma nova era muito promissora. Finalmente seremos administrados por profissionais, e não por amadores. Daqui para frente, 75% das empresas não quebrarão nos primeiros quatro anos de vida, e nossos investimentos gerarão empregos, e não falências.
Em 2010, teremos 2 milhões de administradores formados, e se cada um empregar vinte pessoas haverá 40 milhões de empregos novos. Será o fim da exclusão social.
Administradores nunca foram ouvidos por políticos e deputados nem concorriam a cargos públicos. Em 2010, é muito provável que teremos nosso primeiro presidente da República formado em administração. Por incrível que pareça, nunca tivemos um administrador no Executivo.
Muitos de nossos ministros e governantes aprendiam administração no próprio cargo, errando a um custo social imenso para a nação. Foi-se o tempo em que o mundo era simples e não havia necessidade de ter um curso de administração para ser um bom administrador.
Em 2006, o candidato da oposição que demonstrar boa capacidade gerencial será um forte candidato à sucessão de Lula. João Paulo Cunha, do PT, já o alertou de que, "se houver um bom administrador, ele conquistará o eleitorado da periferia".
Não quero exagerar a importância dos administradores, mas somente lembrar que eles são o elo que faltava. Ordem não gera progresso, estabilidade econômica não gera crescimento de forma espontânea, sempre há a necessidade de um catalisador.
Não será uma transição fácil, pois as classes dominantes não aceitam dividir o poder que têm. Há muita gente interessada em manter essa bagunça e desorganização, como vivem denunciando Luiz Nassif, Arnaldo Jabor e José Simão. Gente que é contra supervisão, eficiência e organização.
Administradores têm pouco espaço na imprensa para defender suas idéias e soluções. Em pleno século XXI, sou um dos raros administradores com uma coluna na grande imprensa brasileira, e mesmo assim mensal. Peter Drucker há quarenta anos tem uma coluna semanal em dezenas de jornais americanos, ele e mais trinta gurus da administração.
Administradores têm outra forma de encarar o mundo. Eles lutam para criar a riqueza que ainda não temos. Economistas e intelectuais lutam para distribuir a pouca riqueza que conseguimos criar, o que só tem gerado mais impostos e mais pobreza.
Se esses 2 milhões de jovens administradores que vêm por aí ocuparem o espaço político que merecem, seremos finalmente um país bem administrado, com 500 anos de atraso. Desejo a todos coragem e boa sorte.
Stephen Kanitz é administrador por Harvard (www.kanitz.com.br)

Fonte:
Editora Abril, Revista Veja, edição 1886, ano 38, nº 1, 5 de janeiro de 2005, página 21







Últimos Cursos

As ideias mais criativas de Crochê para o Natal
Deixe a casa mais linda no Natal - ideias criativas de crochê O crochê é uma arte delicada que exige muita paciência e perfeição. A casa fica com um toque mais especial com peças exclusivas feitas a mão. E nada melhor do que decorar a casa na época mais linda com peças...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/as-ideias-mais-criativas-de-croche-para-o-natal.htm

DIY - Como impressionar os convidados na ceia de Natal
Quer impressionar os amigos e familiares na ceia de Natal? Aqui você encontra inspirações de como arrumar a mesa para essa data tão importante. DIY - faça você mesmo! Ideias criativas e especiais. Fáceis de fazer e baratas. Seus convidados vão se encantar. Veja: Caixas de madeira Peças rústicas combinam perfeitamente com essa época...
http://cursosnocd.com.br/decoracao/diy-como-impressionar-os-convidados-na-ceia-de-natal.htm

Ciclos de vida das plantas terrestres Reino Metáfita - Briófitas
Confira abaixo os principais exercícios respondidos que podem cair na prova sobre Reino Metáfita em Biologia 1) Caracterize uma briófita Como caracterizar uma briófita? As briófitas pertencem ao grupo mais simples entre os vegetais. Podemos destacar como exemplos mais conhecidos de briófitas os musgos e as hepáticas. 2) Descreva a estrutura de um musgo A estrutura...
http://cursosnocd.com.br/biologia/ciclos-de-vida-das-plantas-terrestres-reino-metafita-briofitas.htm

Reino Metáfita Classificação geral Criptógamas, Briófitas, Pteridófitas, Fanerógamas, Gimnospermas e Angiospermas - Biologia
Reino Metáfita Classificação geral dos seres vivos - Biologia O reino Metáfita caracteriza-se por possuir organismos eucariontes, pluricelulares e autotróficos de acordo com a classificação geral dos seres vivos. Sua representação se dá pelas briófitas (rizóides, caulóides, filóides), pteridófitas (raiz, caule, folhas) e espermáfitas (com sementes). Confira abaixo imagem ilustrativa com esquema da classificação...
http://cursosnocd.com.br/biologia/reino-metafita-classificacao-geral-criptogamas-briofitas-pteridofitas-fanerogamas-gimnospermas-e-angiospermas-biologia.htm

Gráficos em Ponto Cruz Unicórnio Grátis
A febre do momento são os desenhos de unicórnios. Podemos encontrá-los em vários itens como roupas, materiais escolares e tudo o que se pode imaginar. Por isso, separamos alguns gráficos de ponto cruz exclusivos de unicórnio para você salvar e fazer lindos bordados em toalhas, roupas, quadros e muito mais. Basta...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/graficos-em-ponto-cruz-unicornio-gratis.htm

Erros gramaticais mais cometidos - Mais mas, Porque Por que, Agente a gente, Para mim para eu
Os erros gramaticais que ninguém deveria cometer 1) O que vemos frequentemente é a troca das palavras mais e mas Forma CORRETA: Quero mais duas maçãs por favor. Ano que vem tenho que viajar mas preciso de dinheiro. Mas sem i possui o mesmo valor que porém, todavia e contudo. Mostra uma ideia de limitação ou...
http://cursosnocd.com.br/portugues/erros-gramaticais-mais-cometidos-mais-mas-porque-por-que-agente-a-gente-para-mim-para-eu.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer