Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Administração

Cursos de Administração, informações sobre Administração grátis


Você está em: Cursos » Administração » Princípios Gerais da Administração

Princípios Gerais da Administração

A Administração, como toda ciência, deve se basear em leis ou em princípios. Fayol tentou também definir os "princípios gerais" de Administração. Como a função administrativa restringe-se somente ao pessoal, isto é, ao corpo social, é necessário um certo número de condições e regras, a que se poderia dar o nome de princípios, para assegurar o bom funcionamento da empresa. Fayol adota a denominação princípio, afastando dela idéia de rigidez, porquanto nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em Administração é questão de medida, de ponderação e bom senso. Tais princípios, portanto, são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstancia, tempo ou lugar.

Os Princípios Gerais da Administração, segundo Fayol, são:

1. Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a eficiência.

2. Autoridade e responsabilidade: autoridade é o direito de dar ordens e o de esperar obediência; a responsabilidade é uma conseqüência natural da autoridade: é a obrigação de cumprir as atribuições do cargo e responder pelas conseqüências dos próprios atos e decisões. Ambas devem estar equilibradas entre si.

3. Disciplina: depende da obediência. Corresponde ao cumprimento dos acordos estabelecidos e das determinações vigentes.

4. Unidade de comando: cada empregado deve receber ordens de apenas um superior. É o principio da autoridade única.

5. Unidade de direção: uma cabeça e um plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

6. Subordinação do particular ao geral: os interesses setoriais devem subordinar-se aos interesses maiores, como o interesse pessoal deve subordinar-se ao interesse grupal.

7. Remuneração do pessoal: deve haver justa e garantida satisfação para empregados e empresa, em termos de retribuição.

8. Centralização: refere-se ao grau de concentração da autoridade na hierarquia organizacional. Seu inverso é a delegação.

9. Cadeia escalar: é a linha de autoridade que vai do escalão mais alto ao mais baixo. É também denominado principio do comando.

10. Ordem: um lugar para cada coisa em seu lugar; um tempo para cada coisa e cada coisa em seu tempo; uma função para cada pessoa e cada pessoa em sua função. É o princípio da ordem material, temporal e funcional.

11. Equidade: amabilidade e justiça para alcançar lealdade do pessoal.

12. Estabilidade e duração (num cargo) do pessoal: a rotação tem um impacto negativo sobre a eficiência da organização. Quanta mais tempo uma pessoa permanecer num cargo, tanto melhor.

13. Iniciativa: a capacidade de visualizar a necessidade de uma ação e executá-la sem precisar aguardar ordens superiores.

14. Espírito de equipe: harmonia e união das pessoas em torno de propósitos comuns, que asseguram o sucesso da organização.

Assim, a Teoria Clássica caracterizou-se principalmente pelo seu enfoque prescritivo e normativa, descrevendo os elementos da administração (funções da administração) e os princípios gerais que o administrador deve seguir na sua atividade. Esse enfoque prescritivo e normativo em indicar como o administrador deve proceder no seu trabalho passou a ser o foco principal da Teoria Clássica.






Últimos Cursos

Gráfico em Ponto Cruz com o nome Abner
Gráfico em ponto cruz com o nome Abner. {FOTO} ...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/grafico-em-ponto-cruz-com-o-nome-abner.htm

Diferença de mais e mas - Exemplos simples com frases usando mas e mais
Aprenda a diferença da palavra mais e mas com frases explicativas abaixo: Quando usar a palavra mais: A palavra mais deve ser usada quando você quer falar de quantidade, indicando intensidade, exemplos: Gostaria de mais frutas no café da manhã. Você deve estudar mais. Preciso trabalhar mais para subir de cargo. Não existe nada mais triste...
http://cursosnocd.com.br/portugues/diferenca-de-mais-e-mas-exemplos-simples-com-frases-usando-mas-e-mais.htm

Palavras que começam com U
Confira a lista abaixo de palavras em português que começam com a letra U: Uniforme Urubu Urna Urucun Urtiga Urgência Usina Uva Um, uma Umbigo Urso União Universal Utensílio Úmido Unha Único Ultimamente Último Última Ubá (nome de uma cidade) Uberlândia (nome de uma cidade) Uberaba (nome de uma cidade) ...
http://cursosnocd.com.br/portugues/palavras-que-comecam-com-u.htm

Alfabeto Completo em Inglês - Como pronunciar as palavras em Inglês
Você sabe como se pronuncia as letras do alfabeto em inglês? Confira o Alfabeto Completo em Inglês e a forma correta de pronunciar as palavras: A - êi B - bí C - cí D - dí E - í F - éff G - dji H - êitch I - ái J - djêi K - kêi L - él M - émm N -...
http://cursosnocd.com.br/curso-de-ingles/alfabeto-completo-em-ingles-como-pronunciar-as-palavras-em-ingles.htm

Gráfico em Ponto Cruz com o nome Cecília
Gráfico em Ponto Cruz com o nome Cecília {FOTO} ...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/grafico-em-ponto-cruz-com-o-nome-cecilia.htm

Gráfico em Ponto Cruz com o nome Paulo Oséias
Gráfico em Ponto Cruz com o nome Paulo Oséias {FOTO} ...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/grafico-em-ponto-cruz-com-o-nome-paulo-oseias.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Cursos Grátis, Fotos de Mulheres
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer