Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Medicina

Cursos de Medicina, informações sobre Medicina grátis


Você está em: Cursos » Medicina » O que é Endometriose

O que é Endometriose

O QUE É ?
Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero. Endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação.

ONDE SE LOCALIZA ?
Os locais mais comuns da endometriose são: Fundo de Saco de Douglas ( atrás do útero ), septo reto-vaginal (tecido entre a vagina e o reto ), trompas, ovários, superfície do reto, ligamentos do útero, bexiga, e parede da pélvis.

PRINCIPAIS SINTOMAS
O principal sintoma da endometriose é a dor, as vezes muito forte, na época da menstruação. Dores para ter relações também são comuns. Mas muitas mulheres que tem endometriose não sentem nada. Apenas tem dificuldade em engravidar. Por outro lado ter endometriose não é sinônimo de infertilidade, muitas mulheres com endometriose engravidam normalmente. 30 a 40 % das mulheres que tem endometriose tem dificuldade em engravidar.

CAUSAS ?
Há diversas teorias sobre as causas da endometriose. Há evidências que sugerem ser uma doença genética. Outras sugerem ser uma doença do sistema de defesa. Na realidade sabe-se que as células do endométrio podem ser encontradas no líquido peritoneal em volta do útero em grande parte das mulheres. No entanto apenas algumas mulheres desenvolvem a doença. Estima-se que 6 a 7 % das mulheres tenham endometriose.

GRAUS DA DOENÇA:
Para finalidades didáticas a endometriose foi classificada em graus de I a IV. Na prática verificou-se que estes graus não refletem obrigatoriamente a gravidade da doença ou suas chances de tratamento. Muitas vezes uma endometriose grau I é pior, em termos de fertilidade e sintomas, que uma de grau IV.

DIAGNÓSTICO:
O diagnóstico de suspeita da endometriose é feito através da história clínica, ultra-som endovaginal, exame ginecológico, e alguns exames de laboratório.
Pesquisas do Laboratório Fleury em São Paulo e da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo mostram que o ultra-som endovaginal é o primeiro método para diagnosticar a endometriose.(1)

Esta pesquisa mostra ainda que após o ultra-som endovaginal pode se realizar a Ressonância Magnética da Pélvis para o diagnóstico da endometriose profunda.

A certeza, porém, só pode ser dada através do exame anatomopatológico da lesão, ou biópsia. Esta pode ser feita através de cirurgia, laparotomia, ou, preferível, laparoscopia. Laparoscopia é um procedimento de exame e manipulação da cavidade abdominal através de instrumentos de ótica e/ou vídeo bem como de instrumentos cirúrgicos delicados que são introduzidos através de pequenos orifícios no abdome. É um procedimento cirúrgico realizado geralmente com anestesia geral.

TRATAMENTO:
Atualmente não há cura para a endometriose. No entanto a dor e os sintomas dessa doença podem ser diminuídos.
As principais metas do tratamento são:

Aliviar ou reduzir a dor.

Diminuir o tamanho dos implantes.

Reverter ou limitar a progressão da doença.

Preservar ou restaurar a fertilidade.

Evitar ou adiar a recorrência da doença.

O tratamento cirúrgico pode ser feito com laparotomia ou laparoscopia. Os implantes de endometriose são destruídos por coagulação à laser, vaporização de alta freqüência, ou bisturi elétrico. A decisão cirúrgica é importante. A maior parte dos sucessos terapêuticos ocorrem após uma primeira cirurgia bem planejada.

Cirurgias repetidas são desaconselhadas pois aumentam a chance de aderências peritoneais tão prejudiciais como a própria doença.

O tratamento clínico de formas brandas em mulheres que não pretendem engravidar pode ser feito com anticoncepcionais orais ou injetáveis. Há um certo consenso entre os estudiosos que o pior a fazer é não fazer nada já que a doença pode ser evolutiva.

Em mulheres que pretendem engravidar o tratamento pode ser feito com cirurgia e tratamento hormonal ou tratamento hormonal e depois cirurgia.
Varias drogas tem sido usadas Danazol, Lupron, Synarel, Zoladex, Depo-Provera, e Neo-Decapeptil.

O mais importante no tratamento da endometriose é o planejamento das ações terapêuticas em comum acordo com o planejamento da gravidez pelo casal.
Em casos muito severos a gravidez só será possível através de técnicas de fertilização assistida e inseminação artificial.

Fonte: www.gineco.com.br






Últimos Cursos

Gráficos em Ponto Cruz Unicórnio Grátis
A febre do momento são os desenhos de unicórnios. Podemos encontrá-los em vários itens como roupas, materiais escolares e tudo o que se pode imaginar. Por isso, separamos alguns gráficos de ponto cruz exclusivos de unicórnio para você salvar e fazer lindos bordados em toalhas, roupas, quadros e muito mais. Basta...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/graficos-em-ponto-cruz-unicornio-gratis.htm

Erros gramaticais mais cometidos - Mais mas, Porque Por que, Agente a gente, Para mim para eu
Os erros gramaticais que ninguém deveria cometer 1) O que vemos frequentemente é a troca das palavras mais e mas Forma CORRETA: Quero mais duas maçãs por favor. Ano que vem tenho que viajar mas preciso de dinheiro. Mas sem i possui o mesmo valor que porém, todavia e contudo. Mostra uma ideia de limitação ou...
http://cursosnocd.com.br/portugues/erros-gramaticais-mais-cometidos-mais-mas-porque-por-que-agente-a-gente-para-mim-para-eu.htm

Gráficos em Ponto Cruz Pocoyo
O Pocoyo é um personagem que está fazendo o maior sucesso. Digamos que ele tem a personalidade forte, é um pouco teimoso, porém é um menino muito amigável, engraçado e que adora brincar. As crianças adoram tudo o que tem o desenho do Pocoyo como mochilas, camisetas, etc. Por isso montamos alguns...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/graficos-em-ponto-cruz-pocoyo.htm

Sufixos - palavras terminadas em ada
Você sabe o que é um sufixo? Sufixo é morfemas que se misturam às palavras com a finalidade de formar palavras novas. Muitos confundem a diferença de Sufixo e Prefixo. Vale lembrar que se a palavra estiver depois do radical, ela é sufixo e se estiver antes do radical, é prefixo. Se anexa a...
http://cursosnocd.com.br/portugues/sufixos-palavras-terminadas-em-ada.htm

Guirlanda de Páscoa DIY - Inspirações para decoração de Páscoa
Nada melhor do que deixar a casa linda com vários itens de decoração de Páscoa. Para quem tem crianças em casa não tem como deixar passar em branco. Começando pela porta de entrada, várias ideias de guirlandas cheias de coelhinhos, cenouras e ovinhos para você se inspirar. Veja alguns modelos que achamos um...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/guirlanda-de-pascoa-diy-inspiracoes-para-decoracao-de-pascoa.htm

Qual a diferença de senão e se não. Frases explicativas
Dica de português Senão ou se não? Você sabe quando usar as palavras senão e se não? Aprenda agora mesmo! {FOTO} A palavra senão (quando escrita junta) tem a mesma finalidade das palavras caso contrário e/ou de outro modo. Veja os exemplos abaixo: Você deve estudar, senão vai tirar nota baixa. Você deve estudar, caso contrário vai tirar...
http://cursosnocd.com.br/portugues/qual-a-diferenca-de-senao-e-se-nao-frases-explicativas.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer