Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Logística

Cursos de Logística, informações sobre Logística grátis


Você está em: Cursos » Logística » Transporte Aéreo - Cargas que podem ser transportadas e suas restrições

Transporte Aéreo - Cargas que podem ser transportadas e suas restrições

Todos os tipos de carga podem ser transportados por este modal, porém não devem oferecer risco à aeronave, aos passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas.
Assim, podem ser transportados animais vivos, cargas comuns secas, cargas congeladas, armamentos, enfim, qualquer carga, porém as restrições às cargas perigosas são muito intensas.


Cargas Perigosas

As mercadorias perigosas deverão ser autorizadas pela própria empresa aérea e terão de ser correta e totalmente identificadas, de modo que, quem as manipule possa ter o devido cuidado. É aconselhável contatar-se um agente de carga para orientação de como efetuar o embarque.

A documentação deverá conter uma ficha de emergência, que deverá conter todas as informações sobre o produto para o correto manuseio e para algum atendimento na eventualidade de algum problema.

As suas embalagens e condições de transporte são devidamente regulamentadas pela IATA, através do Dangerous Goods Regulation.

Algumas mercadorias são muito perigosas para serem transportadas em aviões, enquanto algumas delas poderão ser embarcadas em aviões mistos, e outras somente podem ser transportadas em aviões cargueiros.

As mercadorias perigosas são classificadas pela ONU - Organização das Nações Unidas, nas seguintes classes de riscos:

- Classe 1 - explosivos;

- Classe 2 - gases;

- Classe 3 - líquidos inflamáveis;

- Classe 4 - sólidos inflamáveis;

- Classe 5 - substâncias combustíveis e materiais oxidantes;

- Classe 6 - substâncias tóxicas (venenosas) e infecciosas;

- Classe 7 - materiais radioativos;

- Classe 8 - corrosivos;

- Classe 9 - mercadorias perigosas diversas.

Há três grupos de embalagens para mercadorias perigosas, que são:

- grupo I: que indica um alto grau de risco da carga;

- grupo II: indica um grau médio de risco; e

- grupo III: indica um grau menor de risco.

O expedidor deve fazer uma declaração de mercadorias perigosas (shipper's declaration for dangerous goods), em 2 vias e assinadas, sendo que uma segue com a carga e uma permanece com o transportador.



Os seguintes documentos devem acompanhar o conhecimento de embarque:

- declaração do embarcador;

- cópia do APAA - Atestado de Produto Aeronáutico Aprovado, emitido pelo Centro Aeroespacial para Embalagem; e

- certificado de conformidade da empresa produtora da embalagem.

No embarque de produtos perigosos deve ser considerado uma quantidade máxima por embalagem, bem como mercadorias incompatíveis, que coloquem o vôo em risco.

As mercadorias devem ser embaladas segundo sua classificação, com menção das suas características como o ponto de fulgor e periculosidade, o ano de fabricação e país de origem, entre outros.

Há outras mercadorias, que embora não estejam classificadas como perigosas, também sofrem restrições e seus embarques devem ser consultados antecipadamente, como por exemplo:

- animais ferozes e de grande porte;

- material orgânico sujeito a contaminação de qualquer natureza, ou em pré-estado de decomposição, etc.

Há muitas mercadorias de aparência inocente que podem ser perigosas, devendo-se tomar o máximo cuidado no seu transporte, bem como deve ser obtida autorização à empresa aérea para seu embarque.

Algumas delas são de uso bastante comum, a exemplo dos aerossóis, materiais bélicos, barómetros (podem conter mercúrio), baterias (podem conter ácidos), materiais de branqueamento/alvejamento, aparelhagem de respiração (com cilindro de gás comprimido), partes de carro (baterias, tintas de celulose, etc), gelo seco, equipamentos elétricos (materiais magnetizados, mercúrio), inseticidas (inflamáveis), vacinas, etc.


Perecíveis e Animais Vivos

Mercadorias perecíveis serão aceitas para embarque, porém, des­de que se tenha a certeza de que chegarão ao seu destino em bom estado e que possuam etiqueta especial identificando-as como perecíveis.

O embarque de animais vivos está condicionado às normas da IATA, que descrevem minuciosamente qual o tipo de animal, tipo de aeronave, temperatura a ser observada durante a viagem, enfim, todos os detalhes necessários a permitir o embarque deste tipo de carga.

Outro fator importante é conhecer o estado do animal, sua saúde, se está em período de gestação, etc, pois não serão aceitos para viagem animais que não estiverem em boas condições de saúde ou que estejam prenhes.

Fonte: Transportes e Seguros no Comércio Exterior - Samir Keedi/Paulo C. C. de Mendonça






Últimos Cursos

Shampoos para bebês - Testados e Aprovados
Desde quando estamos esperando um filho começam as dúvidas sobre quais produtos usar para a pele tão delicada do bebê, por isso, selecionamos alguns itens e falaremos sobre o resultado. Existe uma oferta muito grande no mercado de produtos para a higiene do bebê. São tantas opções de marcas e modelos que...
http://cursosnocd.com.br/filhos-educacao-e-saude/shampoos-para-bebes-testados-e-aprovados.htm

Como fazer meu filho dormir a noite toda?
O que fazer para o meu filho dormir melhor a noite. Alguns bebes costumam trocar o dia pela noite ou então dormem poucas horas durante a noite e logo despertam desesperados e agitados. Muitos pais já escutaram: "Fiquem tranquilos, depois dos 3 meses passa", mas parece cada vez piorar as crises. {FOTO} O melhor a...
http://cursosnocd.com.br/filhos-educacao-e-saude/como-fazer-meu-filho-dormir-a-noite-toda.htm

Por que meu bebê está babando tanto?
Saiba o que é normal ou não! A saliva excessiva pode ter várias causas. A partir dos dois meses é normal o bebê começar a babar. Se o seu bebê começou a salivar e fazer "bolhinhas" a partir dos dois meses, fique tranquila, pois é algo normal. As glândulas salivares começam a amadurecer...
http://cursosnocd.com.br/filhos-educacao-e-saude/por-que-meu-bebe-esta-babando-tanto.htm

O que é e como tratar a Miliária (brotoejas)
O que é e como tratar a Miliária (brotoejas) O verão é uma época propícia para o surgimento de miliária, a famosa brotoeja. Para evitar o surgimento da brotoeja é aconselhado não agasalhar muito o bebê, mesmo os recém-nascidos. A miliária é uma alteração na pele do bebê e ocorre em praticamente 40%...
http://cursosnocd.com.br/filhos-educacao-e-saude/o-que-e-e-como-tratar-a-miliaria-brotoejas.htm

Rotina do Recém-Nascido até os 3 meses
Os primeiros três meses de vida do bebê exigem mais paciência e muita atenção dos pais. As consultas ao pediatra são mensais para acompanhar o desenvolvimento e crescimento da criança. É importante anotar todas as dúvidas para perguntar no dia da consulta, pois se não fizer isso, com certeza sairá de lá...
http://cursosnocd.com.br/filhos-educacao-e-saude/rotina-do-recem-nascido-ate-os-3-meses.htm

Dificuldades para amamentar o recém nascido
A amamentação é importante para a saúde do bebê e recuperação da mãe, mas o que poucos sabem é que muitas vezes amamentar pode ser difícil se a mãe não recebe apoio e uma orientação adequada no hospital. Não existe leite fraco ou deixar de tentar de amamentar devido ao formato do...
http://cursosnocd.com.br/filhos-educacao-e-saude/dificuldades-para-amamentar-o-recem-nascido.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Cursos Grátis, Fotos de Mulheres
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer