Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Recursos Humanos

Cursos de Recursos Humanos, informações sobre Recursos Humanos grátis


Você está em: Cursos » Recursos Humanos » Glossário de RH

Glossário de RH

ROTATIVIDADE DE PESSOAL
Refere-se ao fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização, ou seja, as entradas para compensar as saídas de pessoas das organizações.

ABSENTEÍSMO
Pessoa que falta ao trabalho. Que vive ou está, via de regra, ausente.

AUDITORIA DE RH
Revisão sistemática e formal desenhada para medir custos e benefícios do programa global de RH e comparar sua eficiência e eficácia atual com o desempenho passado, com o desempenho em outras organizações comparáveis e sua contribuição para os objetivos da organização.

BALANÇO SOCIAL
Documento que recapitula os principais dados que permitam apreciar a situação da organização no domínio social, registrar as realizações efetuadas e medir as mudanças ocorridas no curso de um ano em referência dos anos anteriores. Inclui informações sobre o emprego, remuneração, encargos sociais, condições de higiene e segurança, produtividade de pessoal (rotatividade, absenteísmo, conflitos trabalhistas), relações trabalhistas, etc.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
Compromisso da organização com a sociedade em geral e, de forma mais intensa, com a comunidade com a qual está em contato mais íntimo.

COACHING
Treinamento, “desenvolvimento”. Sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha e se envolve.

BENCHMARKING
Processo sistemático usado para estabelecer metas para melhorias no processo, nas funções, nos produtos etc., comparando uma empresa com outras. As medidas de benchmark derivam, em geral, de outras empresas que apresentam o desempenho “Melhor da classe”, não sendo necessariamente concorrentes.

BRAINSTORMING
Procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de idéias no menor tempo possível.

EMPOWERMENT
Estabelecimento de autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações. Dar poder ao grupo/equipe.

MISSÃO
Incumbência que se recebe; razão da existência de uma organização; finalidade ou motivo pelo qual a organização foi criada e para que ela deva servir. Responde a estas três perguntas: Quem somos nós? O que fazemos? E por que fazemos o que fazemos?

DOWNSIZING
Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção.



ENDOMARKETING
Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

VISÃO
Imagem que a organização tem a respeito de si mesma e do seu futuro, ver a si própria no espaço e no tempo. Está mais voltada para aquilo que a organização pretende ser do que como ela realmente é. Destino que a empresa pretende transformar em realidade.

LATO SENSU
Em sentido amplo - Curso extensivo – (Extensão, especialização e aperfeiçoamento).

STRICTU SENSU
Sentido estrito - Curso intensivo – (mestrado e doutorado).

CEO
Pode ser chamado de principal executivo, presidente, superintendente, diretor-geral. É a pessoa que “manda” em todo mundo, exceto no presidente do conselho.

CINCO S (5S)
Programa de gerenciamento participativo que objetiva criar condições de trabalho adequadas a todas as pessoas em todos os níveis hierárquicos da organização. A sigla 5S deriva das iniciais de cinco palavras japonesas: SEIRI, senso de utilização; SEITON, senso de ordenação; SEISO, senso de limpeza; SEIKETSU, senso de saúde; e SHITSUKE, senso de autodisciplina.

INTRANET
São as páginas acessíveis apenas dentro de uma empresa.

EXTRANET
São páginas que ligam a empresa a seus clientes e fornecedores.

NETWORKING
Rede de relacionamentos.

FEEDBACK
Processo de desenvolvimento profissional e pessoal que se caracteriza pela informação/comunicação de percepções e opiniões a um indivíduo que é acionado pelos demais nos diversos círculos de relacionamentos.

OUTPLACEMENT
Investimento de uma empresa na recolocação de ex-funcionário em outra organização.

HEADHUNTER
Se traduzirmos literalmente, "caçador de cabeças", mas na verdade, é um caçador de talentos, ou especialista em recrutamento. Ele parte em busca de grandes potenciais, a fim de encontrar a pessoa certa para ocupar um importante cargo na empresa que contratou seus serviços. Geralmente, essa empresa precisa que a contratação seja rápida e sigilosa.

SA8000
Norma de padrão internacional que envolve aspectos como: trabalho infantil, trabalho forçado, segurança e saúde no trabalho, liberdade de associação e direitos coletivos, discriminação, práticas disciplinares e carga horária de trabalho.


JOB ROTATION
Rodízio de funções promovido pela empresa, visando a polivalência.

LEARNING ORGANIZATION
Literalmente “organização que aprende”, significa a permeabilidade a busca constante da organização de oportunidades de aprender por via da própria experiência, de terceiros, do mercado, da economia e da sociedade como um todo.

TRAINEES
São jovens, em geral que ainda estão cursando o ensino superior ou recém-formado que, após um longo e bem estruturado treinamento, passam a ocupar posições técnicas e até gerenciais. Eles são funcionários que irão participar de um programa estruturado de treinamento e desenvolvimento para que, em um curto espaço de tempo, possam assumir uma posição gerencial, ou seja, uma posição de liderança. Não são estagiários.

POLÍTICA DE PORTAS ABERTAS
Uma oportunidade oficial que a organização dá ao funcionário de apelar aos executivos da empresa quando se sentir prejudicado pela chefia imediata.

REENGENHARIA
Método usado para reprojetar e reformar sistematicamente toda uma empresa, função e processo.

STAKEHOLDERS
Palavra, que significa depositários. Pessoa ou grupo com interesse no desempenho da organização e no meio ambiente na qual opera, buscam novas formas de gestão que possibilitem orientações essenciais como flexibilidade, participação, produtividade, etc.

TURNOVER
Palavra em inglês, que na tradução quer dizer: rotatividade; movimentação; giro; circulação; medida da atividade empresarial relativa ao realizável em curto prazo; vendas no desenvolvimento contínuo do profissional.

WORKAHOLIC
Viciado em trabalho, ligado 24 horas na empresa.

MERITOCRACIA
Posição hierárquica conquistada (em tese) por merecimento, onde há uma predominância de valores relacionados à competência e educação. Posições ou colocação conseguidas por mérito.

NEPOTISMO
Termo utilizado para designar favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, principalmente na nomeação ou elevação de cargos. Exemplo: um funcionário é promovido por ser parente daquele que o promove, sendo que havia pessoas mais qualificadas e merecedoras para serem promovidas.

SUSTENTABILIDADE
É um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Abrange o planeta inteiro. É promover o melhor para as pessoas e para o ambiente, tanto agora como para um futuro indefinido.

DIVERSIDADE
Equilibrar a distribuição de renda e promover a igualdade de direitos, sem distinção de idade, sexo, cor, raça..., enfim dignidade a todos.


CORE BUSINESS
Relativo ao próprio negócio ou especialidade no negócio que faz.

E-LEARNING
Abreviação de eletronic learning, treinamento em rede de computadores.

OUTSOURCING
Tendência de comprar fora (de terceiros) tudo o que não fizer parte do negócio principal de uma empresa. Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica.

RESILIÊNCIA
Capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. No meio corporativo siginfica característica de determinada companhia ou organização em medir a capacidade de resistir às crises e retomar suas atividades, ou então de suportar as pressões e manter um certo nível de operatividade.






Últimos Cursos

Ciclos de vida das plantas terrestres Reino Metáfita - Briófitas
Confira abaixo os principais exercícios respondidos que podem cair na prova sobre Reino Metáfita em Biologia 1) Caracterize uma briófita Como caracterizar uma briófita? As briófitas pertencem ao grupo mais simples entre os vegetais. Podemos destacar como exemplos mais conhecidos de briófitas os musgos e as hepáticas. 2) Descreva a estrutura de um musgo A estrutura...
http://cursosnocd.com.br/biologia/ciclos-de-vida-das-plantas-terrestres-reino-metafita-briofitas.htm

Reino Metáfita Classificação geral Criptógamas, Briófitas, Pteridófitas, Fanerógamas, Gimnospermas e Angiospermas - Biologia
Reino Metáfita Classificação geral dos seres vivos - Biologia O reino Metáfita caracteriza-se por possuir organismos eucariontes, pluricelulares e autotróficos de acordo com a classificação geral dos seres vivos. Sua representação se dá pelas briófitas (rizóides, caulóides, filóides), pteridófitas (raiz, caule, folhas) e espermáfitas (com sementes). Confira abaixo imagem ilustrativa com esquema da classificação...
http://cursosnocd.com.br/biologia/reino-metafita-classificacao-geral-criptogamas-briofitas-pteridofitas-fanerogamas-gimnospermas-e-angiospermas-biologia.htm

Gráficos em Ponto Cruz Unicórnio Grátis
A febre do momento são os desenhos de unicórnios. Podemos encontrá-los em vários itens como roupas, materiais escolares e tudo o que se pode imaginar. Por isso, separamos alguns gráficos de ponto cruz exclusivos de unicórnio para você salvar e fazer lindos bordados em toalhas, roupas, quadros e muito mais. Basta...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/graficos-em-ponto-cruz-unicornio-gratis.htm

Erros gramaticais mais cometidos - Mais mas, Porque Por que, Agente a gente, Para mim para eu
Os erros gramaticais que ninguém deveria cometer 1) O que vemos frequentemente é a troca das palavras mais e mas Forma CORRETA: Quero mais duas maçãs por favor. Ano que vem tenho que viajar mas preciso de dinheiro. Mas sem i possui o mesmo valor que porém, todavia e contudo. Mostra uma ideia de limitação ou...
http://cursosnocd.com.br/portugues/erros-gramaticais-mais-cometidos-mais-mas-porque-por-que-agente-a-gente-para-mim-para-eu.htm

Gráficos em Ponto Cruz Pocoyo
O Pocoyo é um personagem que está fazendo o maior sucesso. Digamos que ele tem a personalidade forte, é um pouco teimoso, porém é um menino muito amigável, engraçado e que adora brincar. As crianças adoram tudo o que tem o desenho do Pocoyo como mochilas, camisetas, etc. Por isso montamos alguns...
http://cursosnocd.com.br/artesanato/graficos-em-ponto-cruz-pocoyo.htm

Sufixos - palavras terminadas em ada
Você sabe o que é um sufixo? Sufixo é morfemas que se misturam às palavras com a finalidade de formar palavras novas. Muitos confundem a diferença de Sufixo e Prefixo. Vale lembrar que se a palavra estiver depois do radical, ela é sufixo e se estiver antes do radical, é prefixo. Se anexa a...
http://cursosnocd.com.br/portugues/sufixos-palavras-terminadas-em-ada.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
Web Designer