Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Gravidez Saudável

Cursos de Gravidez Saudável, informações sobre Gravidez Saudável grátis


Você está em: Cursos » Gravidez Saudável » Alimentação Saudável na Gravidez - O que Grávida pode comer e o que deve evitar

Alimentação Saudável na Gravidez - O que Grávida pode comer e o que deve evitar

Descobrir que está esperando um bebê é um momento mágico, mas requer alguns cuidados, inclusive na alimentação para que a gestação siga de forma saudável tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Gravidez Saudável
Gravidez Saudável


A descoberta da gravidez traz muitas dúvidas, principalmente para mamães de primeira viagem. Uma das primeiras questões é sobre a alimentação: o que a grávida pode comer e o que deve evitar?
A primeira coisa a ser mudada são os hábitos alimentares e nada de se enganar com o ditado: Grávida deve comer por dois. Isso é puro mito. A gestante deve selecionar bem os alimentos e aumentar a ingestão de vitaminas e não a quantidade. Lembre-se que agora o importante é a qualidade e não a quantidade dos alimentos.
O importante é sempre seguir a recomendação do seu médico e nutricionista caso você tenha o costume de comer algo que tem dúvidas se faz bem para o bebê nessa fase tão delicada e especial.

Alimentação saudável na gravidez
Alimentação saudável na gravidez


Vamos começar pelo o que grávida PODE COMER e BEBER:

- Alimentos ricos em ácido fólico: muito importante nos primeiros 3 meses de gestação, pois essa é a fase de divisão celular e a formação do sistema nervoso. O ácido fólico previne má formações. O ácido fólico pode ser encontrado nas folhas verdes, trigo e outros. Além dos alimentos, é importante a ingestão de suplementos (o seu ginecologista irá prescrever o melhor para você). Caso você esteja tentando engravidar, procure seu médico e peça que ele lhe receite o suplemento, pois é melhor começar a tomar pelo menos 3 meses antes da concepção, pois assim seu corpo estará mais preparado.

- Frutas: se você já tinha o costume de comer frutas antes de engravidar, parabéns! Mas saiba que nessa fase é importante comer pelo menos de 3 a 4 frutas por dia. Procure variar, pois assim terá mais nutrientes diferentes.

- Carnes: a carne é fonte de ferro, um nutriente muito importante que previne a anemia da gestante. Mas tome cuidado: não coma carnes mal passadas para evitar a contaminação.

- Ovos: excelente fonte de proteína. Também muito importante na gravidez, mas não consuma ovos crus ou mal cozidos, para evitar a contaminação por salmonela ou outras doenças. Resista aquela deliciosa maionese caseira, essa não é a melhor hora para comer.

- Ômega 3: peixes como salmão, sardinha são ricos em ômega 3. Evite peixes como cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio.

- Verduras e legumes: muito saudável e deve estar presente no prato de toda a gestante.

- Sucos de frutas: prefira os naturais e feitos na hora, assim você garante maior nutrientes.

- Iogurte: bom para regular o intestino preso, muito comum durante a gravidez. É rico em cálcio, muito importante para a formação dos ossos do bebê.

- Água de Coco: É rico em potássio, possui pouquíssimas calorias, muitos nutrientes, é livre de gorduras e hidrata. Muito bom principalmente na fase de enjoos e vômitos. Mantém você sempre hidratada, além de possuir vários nutrientes.

Não esqueça de BEBER muita ÁGUA. O ideal é pelo menos 2 litros por dia.

O que grávida deve evitar ou NÃO PODE COMER e BEBER:

- Peixes crus e sushis: gestantes devem evitar o consumo de peixes crus e sushis. Se você é louca por esses alimentos, converse com seu médico para ver se há liberação e procure um ambiente de confiança e limpo.

- Carnes mal passadas: também não devem ser consumidas, pois são fáceis de contaminação. As bactérias presentes podem ser prejudiciais para o feto.

- Ovos crus: há um grande risco de contaminação se consumir ovos crus.

- Alguns tipos de queijo: os não pasteurizados, queijos com fungos, queijos de casca branca.

- Bife de fígado: aqui você pode ficar com dúvidas, não é? Pois se é para consumir ferro (o fígado é riquíssimo nesse nutriente), por que então evitar comer bife de fígado? É porque ele é rico também em vitamina A. E para evitar a sobrecarga da vitamina A deve-se evitar a ingestão, pois em excesso ela pode ser prejudicial para o bebê.

- Frituras e alimentos muito gordurosos: além de fazer você engordar além do recomendado, podem gerar outros problemas como colesterol alto entre outros.

- Doces em exagero: eles não precisam ser eliminados, mas devem ser consumidos com moderação para evitar diabetes gestacional. Evite comer doces junto com as principais refeições, pois ele diminui a absorção dos nutrientes pelo organismo.

- Bebidas e alimentos com cafeína: a cafeína aumenta o risco de aborto espontâneo e de o bebê nascer com baixo peso. Limite o consumo do cafézinho e se você não consegue eliminar de vez da sua rotina, tente tomar apenas uma xícara por dia.

- Bebidas alcoólicas: essas não devem ser evitadas, DEVEM ser ELIMINADAS.

- Chás: algumas ervas são prejudiciais e podem ocasionar aborto, por isso não é recomendado o uso durante a gestação.

Caso você tenha dúvidas sobre a ingestão de qualquer alimento, é importante que você converse com seu médico que ele poderá lhe orientar melhor para você ter uma gravidez saudável e feliz.

Você já anda cheia dos desejos alimentares? Saiba que isso nem sempre é normal e as vezes pode ser significar a falta de algum nutriente no seu corpo.

IMPORTANTE: Jamais faça dietas malucas e regimes na gravidez. Pode ser prejudicial para você e para o bebê.





Últimos Cursos

Alfabeto com Borboletas em Ponto Cruz
Dois tipos de monogramas completos para bordar ponto cruz com alfabeto e desenho de borboletas. Ideal para bordar em toalhas de banho, rosto, lavabo e panos de prato. Peças em geral do enxoval. Confira abaixo os modelos e salve para bordar. Gráficos exclusivos gratuitos do site CursosnoCD.com.br Além do alfabeto com as letras disponibilizamos alguns...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/alfabeto-com-borboletas-em-ponto-cruz.htm

Gráfico de Nuvem com Coração em Ponto Cruz
Lindo gráfico infantil gratuito de nuvem com chuva de corações para bordar ponto cruz. Você pode bordar conforme o gráfico só com o contorno ou pode preencher a parte do laço de um tom de rosa mais claro ou outra cor que preferir e cobrir a parte da nuvem de branco. O bordado...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/grafico-de-nuvem-com-coracao-em-ponto-cruz.htm

Gráfico de Urso infantil com letras em ponto cruz
Alfabeto completo com desenho de ursinha com coração. A letra está dento do coração, você pode formar os nomes que desejar. Gráfico delicado e lindo para bordar em peças do enxoval infantil. Você pode mudar as cores e fazer a combinação de cores que mais gostar, basta usar a criatividade. Confira abaixo os gráficos em...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/grafico-de-urso-infantil-com-letras-em-ponto-cruz.htm

Alfabeto completo Grátis com Letras em ponto cruz flor e borboleta
Alfabeto completo para bordado à mão. Monograma com alfabeto em letras de ponto cruz de A a Z para bordar. O ponto cruz é uma técnica usada há muitos anos, passando de geração para geração. Confira abaixo o alfabeto exclusivo do CursosnoCD e salve para você fazer um lindo bordado para presentear ou para...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/alfabeto-completo-gratis-com-letras-em-ponto-cruz-flor-e-borboleta.htm

Alfabeto Completo em Ponto Cruz Infantil com Desenho Gatinha
Monograma com o Alfabeto Completo em Ponto Cruz Infantil com Desenho Gatinha para bordar em toalhas de banho, rosto e toalhas para levar na lancheira. Letras fáceis de bordar com o desenho delicado de gatinha. Você pode mudar os tons de acordo com as cores da sua toalha para fazer uma combinação personalizada. Confira...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/alfabeto-completo-em-ponto-cruz-infantil-com-desenho-gatinha.htm

Riscos para bordar ou pintar Alfabeto com Flor Margarida
Riscos para bordar ou pintar Alfabeto com Flor Margarida Os riscos com letras e flores podem ser bordados em quadros, bastidores, toalhas entre outros. Pode bordar diversos pontos do bordado livre como ponto corrente, nó francês, ponto atrás, ponto haste entre outros. O bordado livre possibilita usar a imaginação e criatividade para que um...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/riscos-para-bordar-ou-pintar-alfabeto-com-flor-margarida.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
RSZ Sistemas