Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Gravidez Saudável

Cursos de Gravidez Saudável, informações sobre Gravidez Saudável grátis


Você está em: Cursos » Gravidez Saudável » Alimentação Saudável na Gravidez - O que Grávida pode comer e o que deve evitar

Alimentação Saudável na Gravidez - O que Grávida pode comer e o que deve evitar

Descobrir que está esperando um bebê é um momento mágico, mas requer alguns cuidados, inclusive na alimentação para que a gestação siga de forma saudável tanto para a mamãe quanto para o bebê.

Gravidez Saudável
Gravidez Saudável


A descoberta da gravidez traz muitas dúvidas, principalmente para mamães de primeira viagem. Uma das primeiras questões é sobre a alimentação: o que a grávida pode comer e o que deve evitar?
A primeira coisa a ser mudada são os hábitos alimentares e nada de se enganar com o ditado: Grávida deve comer por dois. Isso é puro mito. A gestante deve selecionar bem os alimentos e aumentar a ingestão de vitaminas e não a quantidade. Lembre-se que agora o importante é a qualidade e não a quantidade dos alimentos.
O importante é sempre seguir a recomendação do seu médico e nutricionista caso você tenha o costume de comer algo que tem dúvidas se faz bem para o bebê nessa fase tão delicada e especial.

Alimentação saudável na gravidez
Alimentação saudável na gravidez


Vamos começar pelo o que grávida PODE COMER e BEBER:

- Alimentos ricos em ácido fólico: muito importante nos primeiros 3 meses de gestação, pois essa é a fase de divisão celular e a formação do sistema nervoso. O ácido fólico previne má formações. O ácido fólico pode ser encontrado nas folhas verdes, trigo e outros. Além dos alimentos, é importante a ingestão de suplementos (o seu ginecologista irá prescrever o melhor para você). Caso você esteja tentando engravidar, procure seu médico e peça que ele lhe receite o suplemento, pois é melhor começar a tomar pelo menos 3 meses antes da concepção, pois assim seu corpo estará mais preparado.

- Frutas: se você já tinha o costume de comer frutas antes de engravidar, parabéns! Mas saiba que nessa fase é importante comer pelo menos de 3 a 4 frutas por dia. Procure variar, pois assim terá mais nutrientes diferentes.

- Carnes: a carne é fonte de ferro, um nutriente muito importante que previne a anemia da gestante. Mas tome cuidado: não coma carnes mal passadas para evitar a contaminação.

- Ovos: excelente fonte de proteína. Também muito importante na gravidez, mas não consuma ovos crus ou mal cozidos, para evitar a contaminação por salmonela ou outras doenças. Resista aquela deliciosa maionese caseira, essa não é a melhor hora para comer.

- Ômega 3: peixes como salmão, sardinha são ricos em ômega 3. Evite peixes como cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter níveis perigosos de mercúrio.

- Verduras e legumes: muito saudável e deve estar presente no prato de toda a gestante.

- Sucos de frutas: prefira os naturais e feitos na hora, assim você garante maior nutrientes.

- Iogurte: bom para regular o intestino preso, muito comum durante a gravidez. É rico em cálcio, muito importante para a formação dos ossos do bebê.

- Água de Coco: É rico em potássio, possui pouquíssimas calorias, muitos nutrientes, é livre de gorduras e hidrata. Muito bom principalmente na fase de enjoos e vômitos. Mantém você sempre hidratada, além de possuir vários nutrientes.

Não esqueça de BEBER muita ÁGUA. O ideal é pelo menos 2 litros por dia.

O que grávida deve evitar ou NÃO PODE COMER e BEBER:

- Peixes crus e sushis: gestantes devem evitar o consumo de peixes crus e sushis. Se você é louca por esses alimentos, converse com seu médico para ver se há liberação e procure um ambiente de confiança e limpo.

- Carnes mal passadas: também não devem ser consumidas, pois são fáceis de contaminação. As bactérias presentes podem ser prejudiciais para o feto.

- Ovos crus: há um grande risco de contaminação se consumir ovos crus.

- Alguns tipos de queijo: os não pasteurizados, queijos com fungos, queijos de casca branca.

- Bife de fígado: aqui você pode ficar com dúvidas, não é? Pois se é para consumir ferro (o fígado é riquíssimo nesse nutriente), por que então evitar comer bife de fígado? É porque ele é rico também em vitamina A. E para evitar a sobrecarga da vitamina A deve-se evitar a ingestão, pois em excesso ela pode ser prejudicial para o bebê.

- Frituras e alimentos muito gordurosos: além de fazer você engordar além do recomendado, podem gerar outros problemas como colesterol alto entre outros.

- Doces em exagero: eles não precisam ser eliminados, mas devem ser consumidos com moderação para evitar diabetes gestacional. Evite comer doces junto com as principais refeições, pois ele diminui a absorção dos nutrientes pelo organismo.

- Bebidas e alimentos com cafeína: a cafeína aumenta o risco de aborto espontâneo e de o bebê nascer com baixo peso. Limite o consumo do cafézinho e se você não consegue eliminar de vez da sua rotina, tente tomar apenas uma xícara por dia.

- Bebidas alcoólicas: essas não devem ser evitadas, DEVEM ser ELIMINADAS.

- Chás: algumas ervas são prejudiciais e podem ocasionar aborto, por isso não é recomendado o uso durante a gestação.

Caso você tenha dúvidas sobre a ingestão de qualquer alimento, é importante que você converse com seu médico que ele poderá lhe orientar melhor para você ter uma gravidez saudável e feliz.

Você já anda cheia dos desejos alimentares? Saiba que isso nem sempre é normal e as vezes pode ser significar a falta de algum nutriente no seu corpo.

IMPORTANTE: Jamais faça dietas malucas e regimes na gravidez. Pode ser prejudicial para você e para o bebê.





Últimos Cursos

Roupas Femininas que são tendencias para esse verão - Lesie, Neon e outros
Roupas Femininas que estarão em alta no Verão Nesse verão muitas cores e tecidos que estavam esquecidos estarão de volta nos guarda-roupas femininos. Fique de olho nas tendências e aposte sem erro! Neon Tecidos leves e com tons neon vem com tudo. Lembrando que se você não curte muito uma cor tão cheguei, aposte...
https://cursosnocd.com.br/design-moda/roupas-femininas-que-sao-tendencias-para-esse-verao-lesie-neon-e-outros.htm

Qual a diferença entre nutricionista e nutrólogo?
Você sabe qual a diferença entre as profissões de nutricionista e nutrólogo? O profissional de nutricionista possui conhecimento específico em alimentos. Ele é capaz de elaborar uma dieta individualizada. O nutricionista está habilitado a prescrever dietas, mas não pode prescrever medicamentos. O nutricionista possui conhecimento específico sobre os alimentos e faz prescrição nutricional...
https://cursosnocd.com.br/saude/qual-a-diferenca-entre-nutricionista-e-nutrologo.htm

Lixo e meio ambiente
Não herdamos a terra de nossos antepassados, mas a tomamos emprestadas de nossos descendentes futuros. Antigo Provérbio Indígena. Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais industrializada e cada vez menos rural. E a tendencia é que a população das cidades consomem excessos e acabam produzindo mais lixo do que deveriam e...
https://cursosnocd.com.br/biologia/lixo-e-meio-ambiente.htm

Qual a diferença entre Soro e Vacina
Qual é a diferença entre soro e vacina? Você sabe qual a diferença entre soro e vacina? Os cientistas já desenvolveram muitas vacinas eficientes para prevenir diversas doenças causadas por microorganismos. Como são produzidas as vacinas? As vacinas são desenvolvidas a partir dos próprios agentes etiológicos da doença, mas são modificados para uma forma inativada...
https://cursosnocd.com.br/saude/qual-a-diferenca-entre-soro-e-vacina.htm

Palavras que terminam com Ente
Palavras que terminam com ente As palavras com a letra ente no final: Agente Abducente Absorvente Claramente Rente Crente Ciente Doente Dente Detergente Quente Fermente Frente Gente Mente Ilustremente Extremamente Relativamente Visivelmente Esporadicamente Derrepente Urgentemente Simplesmente Legalmente Pente Lente Ultimamente Tente Urgente Ostente Oriente Tenente Valente Jazente ...
https://cursosnocd.com.br/portugues/palavras-que-terminam-com-ente.htm

Como é transmitida a Tuberculose
O que é Tuberculose A doença tuberculose foi descoberta em 1882 pelo cientista alemão Heinrich Hermann Robert Koch. Nessa época a tuberculose era responsável por aproximadamente quinze por cento das mortes no continente europeu. Você já deve ter pensado que a tuberculose afetava somente os pulmões, mas não, ela afeta também os rins,...
https://cursosnocd.com.br/saude/como-e-transmitida-a-tuberculose.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
RSZ Sistemas