Nota Fiscal Eletrônica NFe
Cursos de Nota Fiscal Eletrônica NFe, informações sobre Nota Fiscal Eletrônica NFe grátis
Você está em:
Cursos »
Nota Fiscal Eletrônica NFe »
Nota Fiscal Eletrônica NFe
Nota Fiscal Eletrônica NFe
A Nota Fiscal Eletrônica tem validade em todos os Estados da Federação e já é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005, com a aprovação do Ajuste SINIEF 07/05 que instituiu nacionalmente a Nota Fiscal Eletrônica e o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica – DANFE.
O que é Nota Fiscal Eletrônica?
Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital emitido e armazenado de forma eletrônica que tem a finalidade de documentar para fins fiscais uma operação de circulação de produtos ou até mesmo uma prestação de serviços.
A nova Nota Fiscal Eletrônica está sendo adotada desde 2008. Foi implantada pelo governo federal e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Qual a diferença da Nota Fiscal antiga e da nova Nota Fiscal Eletrônica?
A nota fiscal usada antes era preenchida em papel e era composta de três vias ou até cinco, sendo a primeira via para o cliente, a segunda via é fixa, ou seja, fica na empresa, a terceira via é via fisco geralmente quando a mercadoria é enviada por transportadora ou Correio, a quarta via é para fisco origem e a quinta via fica com a contabilidade.
Muitos empresários devem estar se perguntando qual a diferença e qual o motivo da mudança da nota fiscal. A nova Nota Fiscal Eletrônica é preenchida no programa da receita estadual e deve ser baixado no computador da empresa, para isso, é preciso ter uma certificação digital.
Orientações e Dicas da Nota Fiscal Eletrônica
A empresa deve analisar e verificar se os dados de recebimento e faturamento estão adequados para serem lançados no novo programa da receita estadual. Para quem tiver dúvidas sobre a Nota Fiscal eletrônica pode ir até o contador da empresa que eles poderão ajudar.
Todos os lançamentos devem ser feitos com extrema concentração, para isso é preciso treinar os colaboradores.
Todos os dados que serão lançados devem estar corretos, pois se constar um dado errado, por exemplo um número do CNPJ, já irá bloquear o sistema, pois a receita confere todos os lançamentos.
Até as pequenas empresas devem adquirir um sistema próprio para lançar as Notas Eletrônicas.
Vantagens da Nota Fical Eletrônica
A Nota Fiscal Eletrônica traz benefícios para todos os envolvidos em uma transação comercial.
Alguns benefícios que a Nota Fiscal eletrônica fornece para os vendedores são:
Reduz custos de aquisição de papel e impressão do documento fiscal, já que a nota fiscal será emitida de forma eletrônica. O novo modelo de Nota Fiscal Eletrônica comtempla a impressão de um documento em papel, chamado DANFE ( Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). A função da DANFE é acompanhar o trajeto da mercadoria e facilita a consulta da NFe na internet. A DANFE é impressa em papel comum A4 e geralmente em uma única via.
Outra vantagem da Nota Fiscal eletrônica é que não será necessário armazenar os documentos fiscais impressos. A forma de arquivar o documento de forma digital é bem melhor do que ter que guardar em um espaço físico.
A fiscalização nas estradas como as paradas de caminhões em Postos Fiscais de Fronteira serão simplificados o que reduz e não se perde tanto tempo nas estradas.
As vantagens que podemos citar para os compradores são:
Eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, uma vez que poderá adaptar seus sistemas para extrair as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido. Isso pode representar redução de custos de mão-de-obra para efetuar a digitação, bem como a redução de possíveis erros de digitação de informações;
Planejamento de logística de recepção de mercadorias pelo conhecimento antecipado da informação da NF-e, pois a previsibilidade das mercadorias a caminho permitirá prévia conferência da Nota Fiscal com o pedido, quantidade e preço, permitindo, além de outros benefícios, o uso racional de docas e áreas de estacionamento para caminhões;
Redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação de notas fiscais;
GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;
Incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B), pelos motivos já expostos anteriormente.
Benefícios para a Sociedade:
Redução do consumo de papel, com impacto positivo em termos ecológicos;
Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;
Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;
Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a NF-e.
Benefícios para os Contabilistas:
Facilitação e simplificação da Escrituração Fiscal e contábil;
GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;
Oportunidades de serviços e consultoria ligados à NF-e.
Benefícios para o Fisco:
Aumento na confiabilidade da Nota Fiscal;
Melhoria no processo de controle fiscal, possibilitando um melhor intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;
Redução de custos no processo de controle das notas fiscais capturadas pela fiscalização de mercadorias em trânsito;
Diminuição da sonegação e aumento da arrecadação sem aumento de carga tributária;
GED - Gerenciamento Eletrônico de Documentos, conforme os motivos expostos nos benefícios das empresas emitentes;
Suporte aos projetos de escrituração eletrônica contábil e fiscal da Secretaria da Receita Federal e demais Secretarias de Fazendas Estaduais (Sistema Público de Escrituração Digital – SPED).
Fonte: www.nfe.fazenda.gov.br