Recursos Humanos
Cursos de Recursos Humanos, informações sobre Recursos Humanos grátis
Você está em:
Cursos »
Recursos Humanos »
Métodos De Socialização Organizacional
Métodos De Socialização Organizacional
As organizações precisam promover a socialização de seus novos membros e integrá-los adequadamente em sua forma de trabalho. Em algumas delas, a socialização é contundente, como o trote dos calouros nas escolas e universidades. Nas empresas em geral, a socialização visa criar um ambiente imediato de trabalho favorável e receptivo durante a fase inicial do emprego. Ninguém é jogado na cova dos leões para se defender por si próprio em um ambiente desfavorável. Pelo contrário, a socialização quer aplainar o caminho.
Os métodos de socialização organizacionais mais utilizados são os seguintes:
1. Processo seletivo:
A socialização tem início na entrevista de seleção através da qual o candidato fica conhecendo o seu futuro ambiente de trabalho, a cultura predominante na organização, os colegas de trabalho, as atividades desenvolvidas, os desafios e recompensas em vista, o gerente e o estilo da administração existente etc. Antes mesmo do candidato ser aprovado, o processo seletivo permite que ele obtenha informações e veja com seus próprios olhos como funciona a organização e como se comportam as pessoas que nela convivem.
2. Conteúdo do cargo:
O novo funcionário deve receber tarefas suficientemente solicitadoras e capazes de proporcionar-lhe sucesso no início de sua carreira na organização, para depois receber tarefas gradativamente mais complicadas e crescentemente desafiadoras. Os novos empregados que recebem tarefas relativamente solicitadoras estão mais preparados para desempenhar as tarefas posteriores com mais sucesso. Com isso, os empregados principiantes tendem a internalizar altos padrões de desempenho e expectativas positivas a respeito de recompensas resultantes do desempenho excelente. Quando os principiantes são colocados em tarefas inicialmente fáceis, não têm chance de experimentar o sucesso e nem a motivação dele decorrente.
3. Supervisor como tutor:
O novo funcionário pode ligar-se a um tutor capaz de cuidar de sua integração na organização. Para os novos empregados, o supervisor representa o ponto de ligação com a organização e a imagem da empresa. O supervisor deve cuidar dos novos funcionários como um verdadeiro tutor, que os acompanha e orienta durante o período inicial na organização. Se o supervisor realiza um bom trabalho neste sentido, a organização tende a ser vista de forma positiva.
4. Grupo de trabalho:
O grupo de trabalho pode desempenhar um papel importante na socialização dos novos empregados. A integração do novo funcionário deve ser atribuída a um grupo de trabalho que possa provocar nele um impacto positivo e duradouro. A aceitação grupal é fonte crucial de satisfação das necessidades sociais. Além disso, os grupos de trabalho têm uma forte influência sobre as crenças a atitudes dos indivíduos a respeito da organização e de como eles devem se comportar.
5. Programa de integração:
É um programa formal e intensivo de treinamento inicial destinado aos novos membros da organização para familiarizá-los com a linguagem usual da organização, com os usos e costumes internos (cultura organizacional), a estrutura de organização (as áreas ou departamentos existentes), os principais produtos e serviços, a missão da organização e os objetivos organizacionais etc. Sua finalidade é fazer com que o novo participante aprenda e incorpore os valores, normas e padrões de comportamento que a organização considera imprescindíveis e relevante para um bom desempenho em seus quadros.
O programa de integração procura fazer com que o novo participante assimile de maneira intensiva e rápida, em uma situação real ou de laboratório, a cultura da organização e se comporte daí para frente como um membro que veste definitivamente a camisa da organização. Em algumas organizações, os programas de integração são totalmente desenvolvidos pelo órgão de treinamento, enquanto em outras são coordenados pelo órgão de treinamento e executados por gerentes de linha nos diversos assuntos abordados.
São programas que duram de um a cinco dias, dependendo da intensidade de socialização que a organização pretende imprimir, mas que depois contam com um acompanhamento, em médio prazo, do novo participante pelo gerente ou supervisor que funcionam como seus tutores e que se responsabilizam pela avaliação de seu desempenho.
Nos casos em que o novo membro ocupa posição de destaque, em níveis de gerência ou direção, o programa de integração pode durar meses, com uma agenda que programa sua permanência nas diversas áreas ou departamentos da organização com um tutor permanente (seu gerente ou diretor) e um tutor específico para cada área ou departamento envolvido na agenda.
Quase sempre, o novo funcionário recebe um manual com informações básicas para sua integração na organização.
A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e de boas-vindas aos novos participantes. Na realidade, a socialização representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento em longo prazo entre o indivíduo e a organização. Mais: ela funciona como elemento de fixação e manutenção da cultura organizacional.
Últimos Cursos
Gráfico com Letras em Ponto Cruz com Flores
Alfabeto com letras em ponto cruz com detalhes de flor com contorno para bordar à mão a técnica de bordado em ponto cruz.
Gráfico fácil de bordar, recomendado para iniciante no bordado.
Confira abaixo o alfabeto completo e a frase:
Aqui tem Alegria.
Você pode formar nomes e frases com esse monograma maravilhoso.
Gráfico gratuito para...
Alfabeto com Borboletas em Ponto Cruz
Dois tipos de monogramas completos para bordar ponto cruz com alfabeto e desenho de borboletas.
Ideal para bordar em toalhas de banho, rosto, lavabo e panos de prato. Peças em geral do enxoval.
Confira abaixo os modelos e salve para bordar.
Gráficos exclusivos gratuitos do site CursosnoCD.com.br
Além do alfabeto com as letras disponibilizamos alguns...
Gráfico de Nuvem com Coração em Ponto Cruz
Lindo gráfico infantil gratuito de nuvem com chuva de corações para bordar ponto cruz.
Você pode bordar conforme o gráfico só com o contorno ou pode preencher a parte do laço de um tom de rosa mais claro ou outra cor que preferir e cobrir a parte da nuvem de branco.
O bordado...
Gráfico de Urso infantil com letras em ponto cruz
Alfabeto completo com desenho de ursinha com coração.
A letra está dento do coração, você pode formar os nomes que desejar.
Gráfico delicado e lindo para bordar em peças do enxoval infantil.
Você pode mudar as cores e fazer a combinação de cores que mais gostar, basta usar a criatividade.
Confira abaixo os gráficos em...
Alfabeto completo Grátis com Letras em ponto cruz flor e borboleta
Alfabeto completo para bordado à mão.
Monograma com alfabeto em letras de ponto cruz de A a Z para bordar.
O ponto cruz é uma técnica usada há muitos anos, passando de geração para geração.
Confira abaixo o alfabeto exclusivo do CursosnoCD e salve para você fazer um lindo bordado para presentear ou para...
Alfabeto Completo em Ponto Cruz Infantil com Desenho Gatinha
Monograma com o Alfabeto Completo em Ponto Cruz Infantil com Desenho Gatinha para bordar em toalhas de banho, rosto e toalhas para levar na lancheira.
Letras fáceis de bordar com o desenho delicado de gatinha.
Você pode mudar os tons de acordo com as cores da sua toalha para fazer uma combinação personalizada.
Confira...