Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Recursos Humanos

Cursos de Recursos Humanos, informações sobre Recursos Humanos grátis


Você está em: Cursos » Recursos Humanos » Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

A segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados.

Segurança do Trabalho, é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.

Prevenção de acidentes

Anualmente são divulgadas as estatísticas de acidentes ocorridos no país com o número de mortos, feridos, aleijados, incapacitados para o trabalho e incapacitados para a vida normal. No Brasil, ocorrem 1.000 acidentes por dia em média, somando 370.000 acidentes por ano.

Acidente é o fato não premeditado do qual resulta dano considerável. Define acidente como uma ocorrência numa série de fatos que, sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material.

Causas dos Acidentes no Trabalho

1- Agente: é definido como objetivo ou substância (a máquina, o local, o equipamento, que poderiam ser adequadamente protegidos) diretamente relacionados com a lesão, como a prensa, a mesa, o martelo, a banheira etc.

2- A parte do agente: é a parte do agente que está diretamente associada ou relacionado com a lesão, como o volante, o pé da mesa, o cabo do martelo, o piso da banheira etc.

3- A condição insegura: é a condição física ou mecânica existente no local, na máquina, no equipamento ou na instalação (que poderia ter sido protegida ou corrigida) e que leva a ocorrência do acidente, como o piso escorregadio, oleoso, molhado, com saliência ou buraco, máquina desprovida de proteção ou com polias ou partes móveis desprotegidas, instalações elétricas com fios descascados, motores sem fio-terra, iluminação deficiente ou inadequada.

4- O tipo de acidente: é a forma ou o modo de contato entre o agente do acidente e o acidentado; ou ainda, o resultado desse contato como as batidas, tombos, escorregões, choques etc.

5- O ato inseguro: é a violação de procedimento aceito como seguro, ou seja, deixar de usar equipamentos de proteção individual, distrair-se ou conversar durante o serviço, fumar em área proibida, lubrificar ou limpar a máquina ligada ou em funcionamento.

6- O fator pessoal de insegurança: é qualquer característica, deficiência ou alteração mental, psíquica ou física - acidental ou permanente - que permite o ato inseguro. São problemas como visão defeituosa, audição deficiente, fadiga ou intoxicação, descuido, desatenção, problemas particulares, desconhecimentos das normas e regras de segurança.

Traços de Personalidades que Predispõem a Acidentes

Algumas pesquisas tentaram identificar os traços de personalidade que distinguem os funcionários que são predispostos a provocar acidentes daqueles que não são.
Os traços de personalidade (como instabilidade emocional ou pouca resistência à frustração) podem distinguir os empregados predispostos a acidentes em atividades que envolvam riscos. Falta de habilidade motora pode predispor acidentes, mas somente quando a atividade exige coordenação motora.
Quando habilidades perspectivas são equivalentes às habilidades motoras, o empregado é geralmente mais seguro. Mas quando o nível perspectivo é mais baixo do que o nível motor, o empregado predispõe-se casa vez mais a acidentes à medida que a diferença aumenta.


Fatores pessoais que influenciam o comportamento acidental

- Características Pessoais: Personalidade, Inteligência, Motivação, Habilidades sensoriais, Habilidades motoras, Experiências.
- Predisposições e Tendência de Comportamentos: Atitudes e hábitos não-desejáveis, Falta de habilidades específicas, Tendência a assumir riscos.
- Tipos de Comportamentos Específicos: Falta de atenção, Esquecimento, Descontração, Dificuldades de obedecer a regras e procedimentos, Desempenho Inadequado, Excessiva exposição a riscos.
- Incidência de Comportamentos Acidentais: Probabilidade de comportamentos individuais geradores de acidentes.


MEDIDAS PREVENTIVAS

Educação: criar uma consciência de segurança através de sinalização com slogans em locais de passagem, artigos sobre segurança na correspondência ou a comunicação de dias sem acidentes.

Treinamento em habilidades: incorporar as medidas de prevenção em processos de aprendizagem. Funcionários e gerentes devem ser treinados. Os gerentes devem ser multiplicadores do processo.

Engenharia: prevenir acidentes através do desenho de equipamentos ou de tarefas, incluindo os fatores que promovem fadiga, sono ou monotonia.

Mapeamento de riscos: localização de áreas de riscos, providências para eliminação de riscos de acidentes, inspeções periódicas, relatórios freqüentes e atenção da alta administração são imprescindíveis.

Proteção: proporcionar equipamentos com proteção. Isto inclui todos os equipamentos de proteção individual como sapatos ou botas de segurança, luvas, capacetes, óculos, máscaras, aventais, protetores de ouvido etc. Também inclui a proteção externa e a manutenção preventiva do equipamento.

Regras de reforço: os melhores regulamentos e regras são eficientes na redução d acidentes se não forem continuamente reforçados e aplicados. Devem proporcionar algum tipo de retroação.







Últimos Cursos

Dicas para economizar comprando produtos para Artesanato em Ponto Cruz
Não se preocupe se você não pode ir até a China comprar produtos com os menores preços do mundo. Saiba que você pode comprar direto do seu computador e garantir preços super baixos comparados com os praticados no Brasil. Mesmo com a alta taxa do dólar (que não pára de subir), compensa...
https://cursosnocd.com.br/artesanato/dicas-para-economizar-comprando-produtos-para-artesanato-em-ponto-cruz.htm

Qual o correto Mais ou Mas
Mais ou Mas? As duas formas de escrita são corretas, mas você deve saber o significado de cada palavra para sabem em quais frases elas se encaixam. Vamos ver a seguir: Mais pode ser pronome ou advérbio de intensidade. Exemplos de frases usando mais: Por favor, eu gostaria de mais suco. Não aguento mais essa...
https://cursosnocd.com.br/portugues/qual-o-correto-mais-ou-mas.htm

Quando usar Mal e Mau - Dúvidas gerais da Língua Portuguesa
É normal muitas pessoas confundirem qual o uso correto do Mal com L e Mau com U em uma frase. As duas formas de escrita Mal e Mau estão corretas, mas você deve saber qual o sentido da frase para saber se deve escrever com l ou u. Vamos ver algumas frases...
https://cursosnocd.com.br/portugues/quando-usar-mal-e-mau-duvidas-gerais-da-lingua-portuguesa.htm

A ou Há - dúvidas gerais da Língua Portuguesa
Com certeza, você muitas vezes, deparou-se com dúvidas e situações em que precisou usar termos e expressões e não sabia qual forma era correta para se utilizar naquele momento. Vamos aprender quando usar A, e HÁ nas frases em português. Vamos lá! A indica que ainda vai acontecer (tempo futuro). HÁ indica o que já...
https://cursosnocd.com.br/portugues/a-ou-ha-duvidas-gerais-da-lingua-portuguesa.htm

Diferenças entre Since e For em inglês
O Present Perfect também é usado junto às palavras since e for. Qual a diferença entre Since e For. Uma dúvida muito comum é quando usar since e quando devemos usar for em uma frase. Ambas (since e for) exprimem um período de tempo que começou no passado e perdura até o presente...
https://cursosnocd.com.br/curso-de-ingles/diferencas-entre-since-e-for-em-ingles.htm

Verb to be - como passar frases afirmativas para interrogativas em inglês
Verb to be: Como passar frases afirmativas e negativas para forma interrogativas Verb to be / Ser, Estar Hoje vamos aprender de forma fácil como passar as frases afirmativas para a forma negativa e interrogativa em inglês. Para nunca esquecer: FORMA AFIRMATIVA EM INGLÊS VERB TO BE I am (eu sou, eu estou) You are (você é,...
https://cursosnocd.com.br/curso-de-ingles/verb-to-be-como-passar-frases-afirmativas-para-interrogativas-em-ingles.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
RSZ Sistemas