Curso a distância, Curso online, Curso de inglês, Curso de informática, Cursos, Curso grátis, Curso de espanhol

Pesquisa personalizada

Recursos Humanos

Cursos de Recursos Humanos, informações sobre Recursos Humanos grátis


Você está em: Cursos » Recursos Humanos » Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

A segurança no trabalho está relacionada com a prevenção de acidentes e com a administração de riscos ocupacionais. Sua finalidade é profilática no sentido de antecipar-se para que os riscos de acidentes sejam minimizados.

Segurança do Trabalho, é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas.

Prevenção de acidentes

Anualmente são divulgadas as estatísticas de acidentes ocorridos no país com o número de mortos, feridos, aleijados, incapacitados para o trabalho e incapacitados para a vida normal. No Brasil, ocorrem 1.000 acidentes por dia em média, somando 370.000 acidentes por ano.

Acidente é o fato não premeditado do qual resulta dano considerável. Define acidente como uma ocorrência numa série de fatos que, sem intenção, produz lesão corporal, morte ou dano material.

Causas dos Acidentes no Trabalho

1- Agente: é definido como objetivo ou substância (a máquina, o local, o equipamento, que poderiam ser adequadamente protegidos) diretamente relacionados com a lesão, como a prensa, a mesa, o martelo, a banheira etc.

2- A parte do agente: é a parte do agente que está diretamente associada ou relacionado com a lesão, como o volante, o pé da mesa, o cabo do martelo, o piso da banheira etc.

3- A condição insegura: é a condição física ou mecânica existente no local, na máquina, no equipamento ou na instalação (que poderia ter sido protegida ou corrigida) e que leva a ocorrência do acidente, como o piso escorregadio, oleoso, molhado, com saliência ou buraco, máquina desprovida de proteção ou com polias ou partes móveis desprotegidas, instalações elétricas com fios descascados, motores sem fio-terra, iluminação deficiente ou inadequada.

4- O tipo de acidente: é a forma ou o modo de contato entre o agente do acidente e o acidentado; ou ainda, o resultado desse contato como as batidas, tombos, escorregões, choques etc.

5- O ato inseguro: é a violação de procedimento aceito como seguro, ou seja, deixar de usar equipamentos de proteção individual, distrair-se ou conversar durante o serviço, fumar em área proibida, lubrificar ou limpar a máquina ligada ou em funcionamento.

6- O fator pessoal de insegurança: é qualquer característica, deficiência ou alteração mental, psíquica ou física - acidental ou permanente - que permite o ato inseguro. São problemas como visão defeituosa, audição deficiente, fadiga ou intoxicação, descuido, desatenção, problemas particulares, desconhecimentos das normas e regras de segurança.

Traços de Personalidades que Predispõem a Acidentes

Algumas pesquisas tentaram identificar os traços de personalidade que distinguem os funcionários que são predispostos a provocar acidentes daqueles que não são.
Os traços de personalidade (como instabilidade emocional ou pouca resistência à frustração) podem distinguir os empregados predispostos a acidentes em atividades que envolvam riscos. Falta de habilidade motora pode predispor acidentes, mas somente quando a atividade exige coordenação motora.
Quando habilidades perspectivas são equivalentes às habilidades motoras, o empregado é geralmente mais seguro. Mas quando o nível perspectivo é mais baixo do que o nível motor, o empregado predispõe-se casa vez mais a acidentes à medida que a diferença aumenta.


Fatores pessoais que influenciam o comportamento acidental

- Características Pessoais: Personalidade, Inteligência, Motivação, Habilidades sensoriais, Habilidades motoras, Experiências.
- Predisposições e Tendência de Comportamentos: Atitudes e hábitos não-desejáveis, Falta de habilidades específicas, Tendência a assumir riscos.
- Tipos de Comportamentos Específicos: Falta de atenção, Esquecimento, Descontração, Dificuldades de obedecer a regras e procedimentos, Desempenho Inadequado, Excessiva exposição a riscos.
- Incidência de Comportamentos Acidentais: Probabilidade de comportamentos individuais geradores de acidentes.


MEDIDAS PREVENTIVAS

Educação: criar uma consciência de segurança através de sinalização com slogans em locais de passagem, artigos sobre segurança na correspondência ou a comunicação de dias sem acidentes.

Treinamento em habilidades: incorporar as medidas de prevenção em processos de aprendizagem. Funcionários e gerentes devem ser treinados. Os gerentes devem ser multiplicadores do processo.

Engenharia: prevenir acidentes através do desenho de equipamentos ou de tarefas, incluindo os fatores que promovem fadiga, sono ou monotonia.

Mapeamento de riscos: localização de áreas de riscos, providências para eliminação de riscos de acidentes, inspeções periódicas, relatórios freqüentes e atenção da alta administração são imprescindíveis.

Proteção: proporcionar equipamentos com proteção. Isto inclui todos os equipamentos de proteção individual como sapatos ou botas de segurança, luvas, capacetes, óculos, máscaras, aventais, protetores de ouvido etc. Também inclui a proteção externa e a manutenção preventiva do equipamento.

Regras de reforço: os melhores regulamentos e regras são eficientes na redução d acidentes se não forem continuamente reforçados e aplicados. Devem proporcionar algum tipo de retroação.







Últimos Cursos

Diferença de E-commerce e Dropshipping
Muita gente se confunde ou acha que e-commerce e dropshipping se trata da mesma coisa, por isso vamos explicar a diferença das duas: E-commerce: é você ter uma loja on-line para venda dos seus produtos. Aqui você tem um estoque físico, o cliente compra no seu site e você faz o envio...
https://cursosnocd.com.br/dropshipping/diferenca-de-e-commerce-e-dropshipping.htm

Como escolher os melhores fornecedores para fazer Dropshipping para o Brasil
O Dropshipping é uma forma de você empreender vendendo na internet, mas é diferente de e-commerce onde há estoque físico. No Dropshipping você não terá estoque físico, ou seja, o estoque será o do seu fornecedor e você só efetuará a compra quando receber o pagamento da venda na sua loja....
https://cursosnocd.com.br/dropshipping/como-escolher-os-melhores-fornecedores-para-fazer-dropshipping-para-o-brasil.htm

Como decorar o Lavabo
Quer mudar o visual do seu lavabo, reformar ou começar do zero? Veja alguns modelos e se inspire! O lavabo é usado diariamente, por isso ter um cantinho moderno e decorado é muito mais agradável. Não é porque o lavabo é uma parte pequena que não é possível decorá-lo e deixá-lo facilmente lindo. Pode...
https://cursosnocd.com.br/decoracao/como-decorar-o-lavabo.htm

Como definir VIDA
Para estudar Biologia é necessário saber o significado da palavra Vida, pois Biologia é o estudo da vida. Todos tem ideia e sabem o que é vida, mas definir é mais difícil. Vida, do latim que é Vita pode ser entendida como um conjunto de características que fazem com que os seres mantém...
https://cursosnocd.com.br/biologia/como-definir-vida.htm

Decoração de Mesa de Páscoa para Almoço, Café e Jantar
A Páscoa é um momento esperado por muitas famílias que aproveitam a data para se reunirem em um momento de generosidade, união e paz. Confira dicas e inspirações de mesa posta para você fazer no almoço, café ou jantar de Páscoa. São ideias lindas e fáceis para deixar o dia mais inesquecível. Veja só...
https://cursosnocd.com.br/decoracao/decoracao-de-mesa-de-pascoa-para-almoco-cafe-e-jantar.htm

Dicas para ter mais paciência
Como se tornar uma pessoa mais paciente O que fazer para não perder a paciência no trabalho, com colegas, familiares, etc. Truques para se acalmar e levar uma vida da melhor maneira possível. Dicas para você se tornar uma pessoa mais paciente: - Faça alguma atividade física regularmente. Pode ser uma caminhada diária de...
https://cursosnocd.com.br/saude/dicas-para-ter-mais-paciencia.htm








Cursos no CD - Cursos a distância, Curso Online. Série de lições sobre determinada matéria. Conjunto de matérias professadas numa universidade. Todas as informações são de propriedade de seus respectivos autores. Política de Privacidade

Parceiros: HLERA, Orkut, Fotolog, YouTube, Baladas, Garotas, Festa, Cama e Banho, Resumo de Livros Lençol de Malha, Países e Viagens
Carnaval, Desenhos, Frases, Mensagens, Músicas, Piadas Gaspar, Notícias Importantes, Poemas de Amor, Carros, Recados para orkut, Web Designer
RSZ Sistemas