Sistemas de Informação
Cursos de Sistemas de Informação, informações sobre Sistemas de Informação grátis
Você está em:
Cursos »
Sistemas de Informação »
História e Aplicação do Perl
História e Aplicação do Perl
Em 1986, Larry Wall era um programador de sistemas para o então secreto (e agora instinto) projeto "Blacker" da Nacional Security Agency, ao qual havia sido delegadas as responsabilidades de construir um sistema de controle e administração com capacidade de produzir relatórios para uma rede de computadores em UNIX.
Insatisfeito com as ferramentas disponíveis para o trabalho, ele inventou uma nova linguagem. E em 1987, Larry Wall mostra para o mundo a primeira versão da linguagem Perl, o Perl 1.0. Inicialmente, Perl foi definida como sendo uma linguagem de interpretação otimizada que é muito útil para a leitura de arquivos de textos, extraindo informações relevantes destes artigos e gerando relatórios a partir destas informações.
Perl foi criada para ser uma linguagem prática, completa e eficiente, tinha como objetivo integrar características das linguagens awk e sed do UNIX com o arcabouço oferecido por Shell (a linguagem de linha de comando para scrits do UNIX). Awk é uma linguagem com poderosos recursos para manipulação de string e expressões regulares que facilitam a geração de relatórios. Sed e uma ferramenta de edição e filtragem de stream que complementa awk. Wall queria encontrar a mistura perfeita de (sic) "manipolexity and whipupitude". Ele queria que a linguagem fosse poderosa e flexível o suficiente para manipular diretamente os recursos do computador, como o C, mas suficientemente simples para que os programas pudessem ser prototipados rapidamente. Ele também se inspirou em seus conhecimentos de lingüística para torná-la uma linguagem natural, tal como umas linguagens humanas, que utiliza redundância e contexto para possibilitar a expressão de idéias de maneiras diferentes. O principio norteador era simplesmente tornar "fáceis às coisas fáceis e possíveis as coisas difíceis".
Em 1987, Wall optou por liberar PERL como uma linguagem com código fonte aberto, distribuindo o código fonte completo gratuitamente permitindo aos usuários modificá-la e estendê-la.
Uma linguagem flexível, portável e eficiente, PERL começou a ganhar apoio entre a comunidade de código aberto a medida que encontrava uso em cada vez mais aplicações. Sucessivas versões de PERL incorporaram as sugestões dos usuários quanto às correções e expansões, e ela cresceu alem de seus recursos originais de processamento de texto. Usuários de PERL criaram muitas extensões modulares para PERL, algumas das quais eram mais tarde integradas ao código fonte base. Desde o inicio ate o PERL 4, a linguagem foi sendo continuamente utilizada e, apesar disso, permaneceu tão estável que os desenvolvedores programaram projetos inteiros usando versões de desenvolvimento.
PERL 3 adotou a GNU "General Public License" e PERL 4 adotou uma Artistic License, para atrair mais usuários. As duas licenças protegem a natureza gratuita e de código abeto de PERL, mas a Artistic License permite que PERL seja embutida crescida em produtos proprietários com certas condições.
PERL 5 foi uma grande reorganização que consertou muitas da limitações da linguagem, tornando-a mais poderosa, mais legível e mais extensível. Ela havia crescido de uma ferramenta de processamento de textos para uma linguagem de programação de propósito geral com seu próprio ambiente de desenvolvimento de software completo. A esta altura, ela podia ser administrada predominantemente por Wall. Conseqüentemente, ele delegou o desenvolvimento e a documentação de Perl para pessoas por todas a comunidade de código aberto, e também para algumas na comunidade comercial, deixando a linguagem se expandir livremente em todas as direções.
A utilidade, velocidade, flexibilidade e portabilidade de Perl tornaram-na ideal para a Word Wide Web. Sendo uma linguagem baseada em processamento de texto, e adaptável para manipular o meio baseado em textos da Web. Perl é particularmente eficaz no uso com o protocolo Common Gateway Interface, que possibilita que servidores da Web interajam com outras aplicações clientes sob a forma de conteúdo dinâmico. O advento do protocolo CGI quase instantaneamente transformou Perl de uma obscura ferramenta de administração de sistemas na mais amplamente linguagem de programação no lado dos servidores.
Ao longo da década de 90, Perl e outros projetos de código aberto, incluindo seus companheiros de código aberto Linux e Apache uniram-se para formar um movimento pelo código aberto.Seu objetivo era construir uma comunidade a favor do código aberto coesa, eficientes e funcionais, que iriam disseminar suas idéias e inovações pelo mundo inteiro.
Com milhares de usuários no mundo inteiro, tornou-se a linguagem escolhida para desenvolvimento na web, processamento de texto, serviços para Internet, administração de sistemas, acesso a diversos bancos de dados e muitas outras tarefas que requeiram soluções multiplataforma e de desenvolvimento rápido.
Últimos Cursos
Letras com Donuts em PONTO CRUZ
Alfabeto completo com letras com desenho de donuts rosquinhas para bordado à mão em ponto cruz.
Letras maiúsculas e minúsculas para bordado ponto cruz.
Com o alfabeto completo você pode formar nomes e frases que desejar.
Uma peça personalizada torna o enxoval muito mais bonito e eterno.
Confira abaixo os gráficos gratuitos para bordar ponto...
BEATRIZ EM PONTO CRUZ
Gráficos com o nome Beatriz para bordado à mão com a técnica em ponto cruz.
Vários tamanhos e fontes de letras diferentes com o nome pronto em ponto cruz com o nome Beatriz.
Significado do nome Beatriz: Aquela que traz felicidade.
Nome Beatriz em ponto cruz para bordar em peças de enxoval como toalhas...
Letras fáceis para bordar ponto cruz - ALFABETO COMPLETO
Alfabeto completo com letra Lucilda para bordado à mão com a técnica de ponto cruz.
Letra levemente cursiva para bordar.
Bônus nomes prontos em ponto cruz para bordar em toalhas e enxoval.
Alguns nomes mais usados esse ano transformados em ponto cruz: Diana, Gabriela, Chiara, Giovanna, Miguel, Arthur, Noah, Gael e Gabriel.
Confira abaixo os...
Nome Brayner em ponto cruz
Nomes prontos para bordado à mão em ponto cruz.
Nome Brayner em várias fontes e letras com tamanhos diferentes para bordar a técnica de ponto cruz. Um bordado muito usado de geração em geração.
O ponto cruz é um clássico no enxoval. Sempre moderno e eterno.
Confira abaixo alguns modelos com o nome Brayner...
LETRAS em PONTO CRUZ - alfabeto completo em dois tamanhos
LETRAS em PONTO CRUZ monogramas para bordado à mão.
Alfabeto completo em dois tamanhos com a fonte Rochester em maiúsculo e minúsculo.
Disponível em dois tamanhos para bordar em toalhas de banho e rosto.
Confira abaixo o alfabeto completo e salve para você fazer lindas peças em ponto cruz para deixar o seu trabalho...
Nome Safira para bordar ponto cruz
Nome Safira com várias fontes e tamanhos para bordar ponto cruz e bordar à mão.
Vários monogramas com o nome Safira.
Os nomes prontos em ponto cruz facilitam muito na hora de centralizar o desenho na peça a ser bordada, pois fica mais fácil contar os pontos e não se errar.
Veja alguns modelos...